Uncategorized

V Festival Internacional da Sanfona oferece oficina gratuita sobre o instrumento

A V edição do Festival Internacional da Sanfona, que visa difundir o universo desse rico instrumento e acontece entre 14 e 17 de novembro em Juazeiro-Ba, traz, entre suas propostas, lançar luz sobre as formas de tocar sanfona em todo país e no mundo. Por isso, seguindo a tradição das edições anteriores, será realizada oficina gratuita de capacitação sobre o instrumento para o público interessado.

Para participar da oficina, os interessados precisam acessar o site: www.festivaldasanfona.com.br e preencher atentamente o formulário de inscrição até o dia 14 de novembro. O formulário permite que os interessados também marquem as opções referentes aos 3 workshops oferecidos pelo festival: Master Class com Simone Zanchini (Itália) em 15/11, A Importância da Concertina na Música Irlandesa com Jason O’Rourke (Irlanda do Norte) em 16/11 e A História da Sanfona e Seus Sotaques com Chico Chagas (AC) em 17/11. A oficina acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 9h às 13h, em uma das salas multiuso do Centro de Cultura João Gilberto e terá como instrutor o Maestro Edglei Miguel*. Os workshops acontecem no mesmo local, de 15 a 17/11, das 15h às 18h.

Edglei Miguel explica que, durante a oficina, serão abordados temas como: técnicas para aprimorar o desenvolvimento na sanfona, harmonia e improvisação. “A oficina é bem dinâmica. A interação entre alunos e instrutor é de fundamental importância para fazer uma oficina bem proveitosa. Nosso objetivo é transmitir o máximo de conhecimento a todos os participantes. O foco maior é nos beneficiarmos com a troca de informações que são compartilhadas por todos”, explica o músico.

De acordo com o curador do Festival, Targino Gondim, em todas as edições a realização das oficinas é um sucesso, além de promover o intercambio de conhecimento sobre o instrumento entre os participantes . “A oficina de 120 baixos é direcionada para pessoas que já dominam ou conhecem o instrumento, ela oportuniza aos interessados o aprendizado de novas técnicas, além de servir para aprimorar o aprendizado”, destaca Targino.

O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.

Edglei Miguel – Filho do maestro Edmar Miguel, começou a tocar sanfona aos 7 anos de idade, compondo o quadro de músicos da Orquestra Sanfônica da Paraíba. Ao longo de seus 20 anos de carreira acompanhou artistas e grupos de renome regional e nacional, como o grupo de dança Oríginis, Inaudete Amorim, Forró de Mãe Joana, Os Três do Nordeste, Antônio Barros e Cecéu, Marinês, Carlos Moura e Jorge de Altinho.

Participou de vários Festivais de Acordeon, merecendo destaque o Festival Internacional de Sanfona realizado no Estado de São Paulo, onde obteve o 6º lugar num total de 28 sanfoneiros de vários partes do mundo. Atualmente é membro solista (acordeon) da Orquestra Sinfônica de Campina Grande, divulgando a música nordestina a partir da união entre o Erudito e o popular. Atua como músico, cantor, compositor e produtor musical, iniciando sua carreira solo com um estilo próprio que explora a diversidade de ritmos que a sanfona possibilita, abrangendo do Jazz ao Forró.

 

Serviço:

Oficina de Sanfona 120 baixos

Local: Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto

Data: 15 e 16 de novembro

Custo: gratuito

Inscrições: Até 14 de novembro pelo site do Festival: www.festivaldasanfona.com.br

Leave a Reply