Uncategorized

Workshops integram a programação do V Festival Internacional da Sanfona

Entre as atividades formativas que integram a programação da V edição do Festival Internacional da Sanfona está a realização de três workshops: “Master Class” ministrado pelo Italiano Simone Zanchini, no dia 15/11; “A Importância da Concertina na Música Irlandesa”, ministrado pelo irlandês Jason O’Rourke, no dia 16/11 e a “A História da Sanfona e Seus Sotaques”, ministrado por Chico Chagas, no dia 17/11.

Os workshops têm como objetivo despertar o interesse e aprofundamento pela sanfona e têm como público alvo músicos e simpatizantes que já dominam ou se interessam em tocar e conhecer o universo do instrumento. Os interessados em participar devem efetuar inscrição no site do Festival (www.festivaldasanfona.com.br ).

De acordo com o diretor geral do Festival, Celso de Carvalho, os Workshops acontecem nos dias 15, 16 e 17 de novembro, em uma das salas multiuso do Centro de Cultura João Gilberto, sempre às 15h. “Os workshops tem como proposta a exploração das diversas vertentes do instrumento, técnicas, sonoridade, interpretação e troca de conhecimentos entre os participantes, cada um explorando o seu tema”, ressalta Celso de Carvalho, acrescentando que “assim como toda a programação do Festival, os workshops também são gratuitos e as inscrições seguem até o horário de início das atividades de cada workshop, os interessados preenchem uma única ficha de inscrição no site e sinalizam as atividades que desejam participar, podendo sinalizar todos os workshops, por serem em dias alternados”, acrescenta.

Master Class – Traduzido para o português o título do Workshop seria algo como “Uma aula com um grande mestre”. Nele o Italiano Simone Zanchini, considerado atualmente um dos acordeonista mais interessantes e inovadores na cena internacional, por atribuir ao instrumento uma roupagem incomum e pessoal, realçando e ampliando o timbre e as possibilidades expressivas do mesmo, vai abordar técnicas, sonoridade e dicas de estudo do acordeon.

A Importância da Concertina na Música Irlandesa – A proposta do Workshop que será ministrado por Jason O’Rourke renomado instrumentista irlandês com trabalhos aclamados pela crítica por refletirem um estilo particular de tocar concertina que o mesmo desenvolveu, com base no estilo rítmico da música tradicional no Norte da Irlanda, e particularmente em Belfast, onde ele mora; vai tratar da música irlandesa tradicional e da história da concertina e sua importância para aquela cultura.

A História da Sanfona e Seus Sotaques –  O Workshop que será ministrado pelo acordeonista, pianista, compositor e produtor acreano Chico Chagas, citado na revista europeia ”Accordion Magazine” como um dos grandes nomes do acordeon mundial, tem como proposta ser uma grande aula sobre a história da Sanfona e demonstração dos diversos sotaques que o instrumento tem no Brasil e no mundo, uma aula riquíssima e imperdível para os amantes ou até mesmo simpatizantes do instrumento.

O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.

Leave a Reply