Mais uma vez, Juazeiro – BA se prepara para se tornar o palco do maior evento de acordeon da América Latina. Desta vez reunindo acordeonistas, ou como preferimos, sanfoneiros da Servia, Suíça e Chile, além de instrumentistas do Brasil.
A VI edição do Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 26 e 28 de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto, encerrando o ano com o melhor da sanfona do Brasil e do mundo.
O evento é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e durante os três dias vai transformar Juazeiro na capital da sanfona com exposição dos instrumentos novos, usados, montagem e afinação, aulas de sanfona 120 baixos e workshops, além dos shows que devem atrair diariamente centenas de expectadores à arena do Centro de Cultura.
Este ano o festival apresenta na sexta (27) o show de Petar Maric (Sérvia). Jovem músico, premiado nas mais importantes competições de música. Petar, se diferencia pela versatilidade. Além da música clássica e variada, o amplo repertório do artista oferece algo novo e original: acordeon eletrônico e som eletrônico apresentando o instrumento sob uma nova perspectiva.
No sábado, a atração internacional vem o Duo de Acordeon e o show: “Dos Alpes aos Andes”, com Olivier Forel (Suíça) & Danilo Cruces (Chile), no qual Olivier Forel e Danilo Cruces, ancorados na sua própria cultura, apegados às raízes, demonstram a universalidade da linguagem musical, sua riqueza e originalidade. Cada um em seu universo, com a mesma paixão: o acordeon, demostram que para a arte não existe fronteiras, independente do que está de um, ou do outro lado do Atlântico.
Em Acordeons em Concerto, Olivier Forel e Danilo Cruces demonstram a universalidade da linguagem musical e a importância do acordeon, instrumento fabuloso, que vem conquistando o coração das pessoas através dos tempos nos cinco continentes.
Com direção musical, roteiro e arranjos criados por Olivier Forel e Danilo Cruces, o roteiro do show apresenta tangos, valsas, chamamés e composições do folclore. Obras de Astor Piazzolla, Violeta Parra, Victor Jara, Àngel Villoldo, Angel Cabral, Tony Murena, Danilo Cruces e Olivier Forel formam o programa do concerto.
Quando nos referimos às atrações nacionais, estamos novamente rodeados de artistas conceituados e que prometem mais uma vez, mostrar como a sanfona representa tão bem a cultura musical brasileira, e especialmente nordestina, adornando ritmos como o baião, o xote e o forró. Ivan Greg, Silas França, Fernando Ávila, Raniel Pernalonga, Chico Chagas, Marciano Marçall, Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil, prometem encantar o público.
PROGRAMAÇÃO
VI Festival Internacional da Sanfona
26 a 28 de dezembro de 2019
Quinta, sexta e sábado:
- 09 horas: Exposição de sanfonas (novas, usadas, montagem, afinação) Marciano Marçall -Foyer
- 09 horas: Aulas de sanfona 120 baixos (com Chico Chagas) – Sala Multiuso
- 17 horas: Jam Sanfona Session – Foyer
- Ivan Greg
- Silas França
- Fernando Ávila
- Raniel Pernalonga
- Petar Maric (Sérvia)
- Chico Chagas
- Duo Internacional de Acordeon – “Dos Alpes aos Andes” com Olivier Forel (Suíça) & Danilo Cruces (Chile)
- Targino Gondim
- Chico Chagas
- Marciano Marçall
- Quinteto Sanfônico do Brasil – Encerramento